Púrpura Trombocitopênica Trombótica adquirida (PTTa)
O que é a PTTa
A Púrpura Trombocitopênica Trombótica adquirida (PTTa) é uma doença rara, imunomediada e potencialmente fatal, caracterizada pela formação difusa de microcoágulos nos vasos sanguíneos. Essa cascata leva à queda da contagem de plaquetas, destruição de eritrócitos e redução no fluxo sanguíneo para órgãos vitais.
A etiologia é multifatorial: pode estar associada a medicamentos (quinina, ciclosporina, mitomicina C), doenças autoimunes (como lúpus), infecções, gestação ou ocorrer de forma hereditária.
A prevalência é maior em mulheres, pessoas pretas e acomete mais adultos, na faixa dos 30 aos 45 anos.
Na maioria dos casos, trata-se de uma doença imunomediada por anticorpos contra a enzima ADAMTS13, responsável por impedir a agregação excessiva das plaquetas ao clivar uma proteína sanguínea chamada Fator de von Willebrand. A deficiência dessa enzima resulta em microtromboses e falência orgânica.
Escore PLASMIC
O escore PLASMIC é uma ferramenta preditora útil para estimar a probabilidade de deficiência grave de ADAMTS13 em pacientes com suspeita de PTTa.
Importante: trata-se de um recurso de apoio, que não substitui a avaliação clínica do médico, responsável pela decisão diagnóstica e terapêutica.